Você sabe o que é o Bundle?

 

Olá, intensivista, sou Ana Beatriz Salgueiro, e estou de volta para continuarmos com nosso tema sobre Mobilização Precoce na Pediatria! Como vimos no capítulo anterior, o sucesso da mobilização precoce é resultado do trabalho de uma equipe interdisciplinar, pensando nisso, foi criado o ABCDEF Bundle para guiar e facilitar nossas condutas.

Bundle é um pacote de cuidados (ou terapias agrupadas), ou seja, um conjunto de orientações que pode nos guiar para um resultado muito mais eficiente. Nesse caso o Bundle ABCDEF foi criado para auxiliar a reduzir o delirium, otimizar o manejo da dor e reduzir as consequências de longo prazo para pacientes criticamente doentes. Ele é composto de 8 partes que se dividem em letras. Vamos falar da letra A, usada para orientar avaliação, prevenção e manejo da dor.

Dor é uma experiência sensorial e emocional desagradável, que acomete a maior parte dos doentes críticos. Doentes esses que em sua maioria estão impossibilitados de se comunicarem verbalmente ou de maneira clara. Senso este o maior desafio quando falamos em avaliação da dor, principalmente na população pediátrica. Então como reconhecer a dor?

Para avaliação da dor temos a Escala de FLACC e a Escala de Faces Revisada (ambas traduzidas e adaptadas para utilização no Brasil), além disso o Bundle sugere que a dor seja tratada em até trinta minutos após a avaliação, primeiro com intervenções não farmacológicas como com massagem e banho relaxante e apenas se essas estratégias não funcionarem, optar por medidas farmacológicas. Quanto a prevenção, sugere que antes de procedimentos dolorosos primeiro a dor seja tratada e depois se necessário a criança seja sedada.

Além da avaliação e prevenção, é necessário criar estratégias de comunicação que sejam efetivas para cada paciente se comunicar, como sinais, placas numéricas ou solicitar a ajuda da família que já conhece a criança e pode auxiliar a identificar sinais de dor.

Agora que nosso paciente está sem dor, no nosso próximo texto falaremos da letra B, que aborda o despertar diário da sedação e o teste de respiração espontânea. Espero vocês no próximo texto! Até lá!

Ana Beatriz de Oliveira Salgueiro

Fisioterapeuta

CREFITO-3:218470-F

‘Acredito que fisioterapia de qualidade é feita com ciência e respeito’

 

 

Posts Relacionados

Mobilização Precoce em Pediatria ...
Interdisciplinar e multidisciplinar...
Fisiointensiva
Redes Sociais

© 2019 - Fisiointensiva - Todos os Direitos Reservados